segunda-feira, 15 de junho de 2009

Caracterização das produções artesanais


Os produtos artesanais são hoje procurados, na maioria dos casos, pelas suas características simbólicas e decorativas.
As estratégias desenvolvidas pelas unidades produtivas artesanais relativamente às suas produções tem sido no sentido da diversificação dos produtos pensando assim conseguir diversificar os mercados. Nos estudos de caso, os artesãos manifestam a consciência de que os produtos condicionam o mercado (uma gama limitada de produtos não permite abordar novos mercados) é que o mercado condiciona os produtos (os mercados de maior proximidade não valorizam determinado tipo de produções).
Quando os objectos artesanais eram comprados para cumprirem funções eminentemente utilitárias, o desgaste provocado pela sua utilização implicava a sua substituição com a frequência ditada pelo tipo de objecto e pelo tipo de utilização. Agora, que a sua utilização é eminentemente decorativa, a sua substituição já não é uma variável a ter em conta na expectativa de venda. A venda dos produtos artesanais está assim indissociavelmente ligada a expansão do mercado. Mas, apesar de tudo, a elasticidade do mercado é limitada. Logo, poderão sentir-se, nalgumas actividades, sinais de saturação do mercado. Há portanto, diversificar a produção e alargar os mercados. Duas estratégias são apontadas pelas empresas estudadas: inovação no desenho dos produtos e criação de novos modelos

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